Movimento Influética

Influenciar é a capacidade de inspirar e mudar comportamentos. Mas a influência de alguém sobre outros pode seguir em qualquer direção, para o bem ou para o mal, para os mais diversos objetivos.
 
O Movimento Influética acredita que as pessoas podem usar seu poder de influência, inspirando comportamentos e ações positivas e responsáveis para a construção de um mundo melhor. Nós acreditamos em uma sociedade onde as pessoas possam confiar, agir com honestidade, respeito aos direitos humanos, à democracia, à inclusão social e à ética nas relações.
 
Acreditamos em um mundo onde as tecnologias digitais são utilizadas de maneira inclusiva, justa e útil. Onde a tecnologia permite às pessoas o pleno exercício de seus direitos e liberdades e da habilidade de influenciar, para engajar as pessoas em direção à cidadania digital.
 
O influenciador digital que pensa e age desta forma é um INFLUÉTICO. Pois a verdade, a ética e a transparência são o fundamento de uma sociedade mais justa, democrática e cidadã.

Acreditamos que o Influético:

Constrói sua autoridade com base no conhecimento. Tem domínio sobre o que se fala e dissemina e quando não sabe de algo, ou erra, sabe reconhecer.
Está antenado com as grandes questões da época, as causas e os movimentos da sociedade, pois sabe que é agente de mudança cultural.
Pensa em termos de “comunidade”, não apenas de “seguidores”.
Conhece e respeita diferentes culturas e a diversidade de opiniões de seu público, pois sabe que em um mundo conectado e somos todos cidadãos de uma única comunidade global.
Possui visão crítica sobre os temas de que trata.
Manifesta sua opinião sem agressão. Pratica a liberdade de expressão com responsabilidade, pois tem noção das consequências e do impacto do que cria e dissemina.
Não produz ou dissemina “fake news” e manipulação, pois checa e compara diferentes fontes de informação.
Sabe qual o seu papel. Atua proativamente para lançar luz sobre injustiças e combater questões principalmente as prejudiciais à saúde pública, à democracia, saúde, à reputação às relações sociais.
Age com transparência e confiabilidade, respeitando direitos autorais e de imagem. Cita a fonte de referência, pois sabe que dar crédito é sinal de boa influência.
É parceiro de autoridades e instituições, para garantir uma internet livre e segura a todos os cidadãos.